MULTIPLUS
Softwares Técnicos
  EPLANT
Software para Tubulação e Equipamentos Industriais
EPLANT
Apresentação
Módulos
Demonstração
Vantagens
Biblioteca de
Projetos
Projetos Modelos


SOFTWARES:
Todos os Softwares


EPLANT Piping - Software para Tubulação e Equipamentos Industriais


Arquitetura do Sistema

EPLANT-Piping cria um Modelo 3D da tubulação e equipamentos com recursos modernos: Catálogo Paramétrico de Componentes, Especificações de Materiais e Tabelas de Dimensões de Componentes  para cada componente em formato DBF.
A partir do Modelo 3D são gerados todos os desenhos: Layout da Tubulação, Vistas Ortográficas,
Isométricos, Spools e Listas de Materiais e Requisições de Compra de Materiais. Um Gerenciador de Base de Dados cria e edita Especificações  de Materiais, modifica as Tabelas de Dimensões dos  Componentes e faz  toda a  Gestão de Materiais. EPLANT-Piping é um aplicativo do AutoCAD® (2000 a 2010) e do CADMultiplus® (próxima versão), produzindo desenhos que são compatíveis com o formato nativo do AutoCAD® e podem ser abertos e plotados com o AutoCAD® puro.


Catálogos Paramétricos de Componentes

Existem para todos os tipos de componentes de tubulação, sem fazer referência a qualquer Norma ou especificação de material particular. As características de cada componente, tais como dimensões e pesos são armazenadas em formato DBF, permitindo que a mesma definição paramétrica do componente possa ser utilizada nas diversas especificações em que o componente é requisitado. Um projeto pode ter várias Normas; o usuário pode modificar ou adicionar novos componentes sem qualquer limitação.

Especificações de Tubulação

O EPLANT-Piping é um sistema "inteligente" guiado pelas Especificações de Materiais, tornando muito rápido lançar um componente: primeiro seleciona-se a peça, em seguida toca-se o ponto de inserção sobre a linha a que pertence. Utilizando a Especificação de Materiais da linha, o software indica o diâmetro e todas as características da peça (schedule, pressão, tipo de extremidades, etc.).
O software trabalha com as principais Normas Construtivas (ANSI, DIN, PVC, Aço Inox e outras) e possui vários Protótipos de Especificações de Materiais que permitem gerar rapidamente novas especificações. As Especificações de Materiais são modificadas utilizando o Gerenciador de Base de Dados ou importando especificações de outras fontes em formato DBF.

Facilidade para criar Modelos 3D

Durante a criação do Modelo 3D, o software extrai as informações necessárias da Base de Dados, mas todas essas informações vão sendo armazenadas no Modelo 3D. Isto traz vantagens importantes: facilidade de edição pois o Modelo 3D é compatível com os comandos do AutoCAD® (copy, move, stretch, etc.); para passar Modelos 3D de um projeto para outro basta copiar o arquivo DWG referente ao Modelo 3D; para fazer Backup basta copiar o diretório do Modelo 3D para um Pen-Drive ou CD-Rom.
Trabalhar em 3D com o EPLANT-Piping é muito fácil. Os equipamentos são gerados parametricamente, pode-se criar novas definições paramétricas. Na hora da inserção, os componentes da tubulação são orientados automaticamente utilizando como referência um componente já existente ou a própria linha de rota.
A interação de dados entre o Modelo 3D, as Especificações de Materiais, as Tabelas de Dimensões de Componentes e a Simbologia é totalmente automática. Em qualquer fase do projeto pode-se verificar a consistência do Modelos 3D com as Especificações de Materiais adotadas. Qualquer componente fora da Especificação é detectado, informado ao usuário e, se este permitir, as devidas correções são efetuadas em toda a linha.

Estrutura Compacta de Arquivos

Permite criar Modelos 3D grandes, resultando em arquivos pequenos. Por exemplo um Modelo 3D com 200 linhas pode ser armazenado em um único arquivo de 2.5 Mbytes em formato DWG.
Os Modelos 3D, o Gerenciador de Base de Dados e os recursos para Especificações de Materiais tem capacidade para projetos de grande porte. O EPLANT-Piping tem sido empregado em projetos com mais 8.000 toneladas de tubulação.
O Modelo 3D de um projeto pode ser dividido em vários arquivos DWG para permitir distribuir o trabalho entre vários projetistas. Os comandos EPLANT-Piping suportam a utilização de arquivos Xref.

Detecção de Interferências entre Componentes

É facilmente detectada e visualizada graficamente. O software utiliza um dos algoritmos mais rápidos existentes. Os componentes com interferência são ressaltados e aproximados com "zoom" para uma identificação rápida.

Geração de Plantas e Elevações

É automaticamente a partir do Modelo 3D. O processo é muito rápido e as vistas contém todas as informaçães necessárias: Número da Linha, Elevação, Cotas, etc. Com a tubulação em linha simples ou linha dupla, pode-se modificar os símbolos bem como torná-los transparentes ou opacos para o comando "hide" do AutoCAD®.

Geração de Isométricos de Tubulação

É automatica a partir do Modelo 3D, com as escalas distorcidas, completos com cotas, notas, listas de materiais, margens, selo, pronto para emissão. Os isométricos gerados são desenhos 3D "inteligentes", contendo todas as informações do Modelo 3D original, permitindo consultar ou colocar anotações adicionais.
A aparência do desenho isométrico é excelente além da total consistência com o Modelo 3D. Pode-se facilmente configurar o EPLANT-Piping para que a aparência do desenho siga o padrão do usuário. O sistema suporta Bibliotecas Múltiplas de Símbolos. É muito fácil modificar a simbologia isométrica bem como o formato das Listas de Materiais.

Geração de Spools

O software extrai um desenho para cada Spool, com sua própria Lista de Materiais e também gera um Isométrico completo da linha toda. A numeração das soldas é unívoca e pode ser automática ou manual.

Sistema de Gerenciamento de Materiais

Do EPLANT-Piping é muito eficiente e abrange todos os materiais do Modelo 3D. O sistema controla as quantidades de materiais comprados, total a comprar e quanto faltará. Os materiais podem ser agrupados com base em vários critérios (ex. tubo de aço inox), gerando Requisições de Compra de Materiais.
Pode-se lançar materiais manualmente em qualquer fase do projeto, permitindo gerar Requisições de Compra mesmo antes de iniciar o Modelo 3D. Para uma estimativa inicial, o sistema pode importar a Lista de Materiais gerada pelo módulo EPLANT-P&ID. Os usuários podem utilizar até tres Códigos de Materiais distintos para identificar cada componente com qualquer código próprio definido pelo cliente.

Planejamento da Montagem

Pode-se atribuir datas de conclusão de cada fase para cada Equipamento ou Linha de Tubulação. O status de cada linha ou equipamento (iniciado, concluído, em andamento, etc.) pode ser representado com uma cor diferente, permitindo uma visualização excelente do progresso da montagem do Projeto Inteiro através das cores do Modelo 3D.

Documentos Externos

contidos em arquivos de qualquer formato (txt, doc, xls, jpg, fotos digitais, etc.) podem ser linkados com o Modelo 3D, Plantas, Elevações, Isométricos e Spools. Ao selecionar um elemento qualquer de um desenho, aparece uma lista dos arquivos linkados a este elemento, que podem ser visualizados clicando em seu nome. Isto é muito útil para o Planejamento da Montagem e Consulta de Documentos

Consulta de Projetos Concluídos

Existe uma versão do EPLANT-Piping que permite ler toda a informação do projeto: Modelo 3D, plantas, isométricos, spools e acessar todos os documentos linkados a seus compomentes, permitindo a Gestão e Consulta de Documentos durante toda a vida útil da fábrica. Esta versão tem custo muito baixo, porém não permite efetuar alterações no projeto.


Requisitos do Sistema:
Windows: Nt4, 98, 2000, XP e Vista.
AutoCAD® 2000 a 2010.

CADMultiplus®(próxima versão)